sábado, 18 de fevereiro de 2012

Crítica: Medianeras - Buenos Aires na Era do Amor Virtual

Medianeras - Buenos Aires na Era do Amor Virtual sabe se comunicar com o seu tempo. Esse é apenas um dos méritos desse belíssimo filme argentino. A trama mostra o isolamento social das grandes cidades e a Internet como cúmplice dessa solidão.

O longa-metragem do diretor Gustavo Taretto conta a história de dois jovens: Martin (Javer Drolas) e Mariana (Pilar López de Ayala). Ele constrói websites em sua casa. Ela monta o design de vitrine de lojas. Ambos, moram em prédios vizinhos, ocasionalmente se esbarram pelas ruas, mas não se conhecem. 

Além de viverem meio que "isolados" do resto do mundo, há muitos pontos comuns entre os dois personagens, como a sensação de estarem conectados e, ao mesmo tempo, deslocados. Medianeras trata tanto das facilidades criadas com o advento das novas tecnologias, como desse "mecanicismo" que termina afastando as pessoas do convívio social.

Com linguagem moderna e fazendo comparações entre a arquitetura das grandes cidades, que desponta verticalmente, e os pavores e fobias do nosso tempo, o filme faz questionamentos pertinentes sobre o avanço tecnológico em nossas vidas e o que tudo isso ocasiona e ainda poderá ocasionar. No filme, ainda há uma singela passagem que presta homenagem a Woody Allen com uma cena de "Manhattan".

Avaliação: 

Um comentário:

Hugo disse...

Li outras resenhas sobre este filme e estou curioso em conferir.

Também é interessante ver um filme argentino sem Ricardo Darin, que nos últimos anos é grande nome do cinema argentino.

Abraço