sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Relembrando as bombas do cinema!

Nesta sessão do Observatório de Cinema, vamos relembrar algumas das maiores bombas já protagonizadas pelos astros do cinema.
Will Smith - As Loucas Aventuras de James West (Wild Wild West, 1999)

Hoje ele é o cara. Qualquer bobagem (Hancock) que ele põe a mão enche os cofres dos estúdios. Também provou seu talento dramático em filmes como Ali e A Procura da Felicidade. Mas, convenhamos, As Loucas Aventuras de James West bem que poderia ser riscado do currículo do rapaz. A história é estapafúrdia, os vilões são caricaturais e os efeitos especiais imponentes só tornam a trama mais chata do que já é. O filme é tão ruim que nem quando exibido na TV se torna suportável. O filme conquistou cinco Framboesas de Ouro.

John Travolta - A Reconquista (Battlefield Earth, 2000)

Quentin Tarantino trouxe John Travolta de volta aos holofotes com Pulp Fiction – Tempo de Violência. O astro de Embalos de Sábado a Noite andava meio por baixo, fazendo filminhos bem inexpressivos. Tanto esforço para reconquistar o respeito, tomou uma baita ducha fria com a ficção-científica A Reconquista que, na época, recebeu diversos Framboesas de Ouro e uma bilheteria vergonhosa. A história mostra a terra mil anos no futuro. Uma raça alienígena, os Psyclos, escravizaram os humanos. Travolta é o líder alien que é desafiado pelo mocinho Barry Pepper. Repare no figurino de escola-de-samba de A Reconquista. Impossível levar a sério.

Halle Berry - Mulher-Gato (Catwoman, 2004)

Bastou receber o Oscar pelo bom filme A Última Ceia, para Halle Berry engatar uma série de bombas como Na Companhia do Medo e este Mulher-Gato. No roteiro, constrangedor, Halle descobre segredos da empresa de cosméticos em que trabalha e após ser jogada de um prédio ganha poderes de um gato. Vai, lutar contra seus algozes, entre eles Sharon Stone que também adquire super-poderes provenientes dos tais cosméticos. O filme do diretor Pitof é tão aborrecido que o sex-appeal que se pensava em tirar proveito da situação vira piada sadomasô de quinta categoria.

Jim Carey - Número 23 (The Number 23, 2007)


Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças e O Mundo de Andy mostraram a veia dramática de Jim Carey. E, para quem prefere suas comédias, Débi & Lóide e Todo Poderoso são bons exemplos do cinema canastra feito por esse comediante canadense. Agora, se Número 23 é uma tentativa de mostrar outra vertente de atuação de Jim, em filmes ditos de terror, é melhor largar o barco e voltar para as comédias escrachadas. Número 23 é tão confuso que, mesmo se você tiver a boa vontade de tentar entender a trama, vai se arrepender, pois as neuroses do personagem são mais aborrecidas que curiosas.

Nicole Kidman – Os Invasores (The Invasion, 2007)

Recentemente, Nicole Kidman disse que poderá largar a carreira de atriz após o fiasco de Austrália de Baz Luhrmann. A verdade é que a moça não anda escolhendo bem os seus papéis depois que conquistou o Oscar de Atriz pelo filme As Horas. Neste Invasores, por exemplo, é inútil a tentativa de se fazer um remake do clássico B Vampiros de Almas (1956). No filme, a colisão de um ônibus espacial contamina os seres humanos, tornando-os transeuntes insensíveis. Kidman é uma psiquiatra que descobre que o efeito da contaminação ocorre quando as pessoas estão dormindo. No caso, ganha um doce quem viu essa bomba até o fim sem tirar um belo cochilo.

Nenhum comentário: