quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Revisitando Lost

Lost já é coisa do passado. Uns amaram. Outros detestaram. Quem buscava respostas, talvez tenha se decepcionado. Já para quem gostava mesmo era das dúvidas instigantes, o seriado cumpriu sua tarefa. Fico do lado daqueles que se identificaram com o seriado por "N" motivos. Pela construção dos personagens, pelas viagens temporais e as conexões e referências, lançadas durante as seis temporadas, mas sobretudo pelas discussões apimentadas nos fóruns sobre Lost.

Rever "Lost", dessa vez sem interrupções, pode ser um trabalho hercúleo. Mas, vou tentar cumprir essa tarefa, fazendo breves análises de cada episódio, de acordo com o tempo que conseguir disponibilizar para essa tarefa. O relato será publicado, aqui, no Observatório de Cinema, entre um e outro comentário sobre cinema. Então, vamos ao que interessa...


Pilot - Parte 01

Lost começou eletrizante com essa primeira parte do capítulo piloto. O olho de Jack (Matthew Fox) abrindo subitamente. O reconhecimento gradativo do terreno, até o primeiro contato com o acidente do Voo 815 da Oceanic. De imediato, sabemos que Jack será o "líder" do grupo de náufragos, até mesmo pela sua disposição em ajudar os acidentados.

A seguir, vamos conhecendo uma outra coisa da personalidade daquelas curiosas figuras. Estranhos que precisam trabalhar em conjunto para conseguirem sobreviver.

A primeira conversa entre Jack e Kate (Evangeliny Lily) é sintomática. Eles discutem sobre como vencer o medo, assumindo o controle da situação. Premissa que seria trabalhada durante todo o seriado. 

Nesse episódio, os "perdidos" têm o primeiro contato com Smokezilla (apelido carinhoso do Monstro de Fumaça), além do primeiro flash-back, ainda dentro do avião. Jack, Kate e Charlie (Dominic Monaghan) decidem procurar a cabine do avião, buscando o rádio transmissor. Encontram o piloto ainda vivo, que explica sua teoria sobre o acidente, mas logo é dizimado pela fumaça negra. Na última cena do "Pilot - 1", os personagens se questionam sobre "o que, afinal, está acontecendo?".  A atração proporcionada por esse primeiro encontro com a série é rápida e gradativa.

Avaliação: 10,0

Nenhum comentário: