terça-feira, 17 de setembro de 2013

Crítica: Invocação do Mal

Invocação do Mal se tornou um dos hits da atual temporada investindo num tipo de cinema já conhecido do grande público. Histórias sobre possessões demoníacas e casas mal assombradas são comuns e, vez por outra, um filme novo no gênero é lançado. Ou seja, não há nada de novo por aqui. O roteiro apenas recicla a mesma temática de sempre, usando e abusando dos clichês do gênero.

O diferencial desse filme de James Wan (de Jogos Mortais e Sobrenatural) é que o filme é extremamente convincente na arte de assustar. O cineasta faz uso de jogos de câmera, de uma trilha extremamente angustiante e de sequências que fazem gelar a espinha dorsal. Acompanhar um filme desses no escurinho do cinema é uma experiência tenebrosa.

O filme mostra a rotina de uma família (pai, mãe e cinco filhas) que está de mudança para a nova casa. Como é de praxe, aquele ar de felicidade não vai durar muito tempo. Logo, as portas começam a ranger e barulhos sinistros são ouvidos durante a noite. Quando a situação se torna insustentável, a mãe Carolyn (Lili Taylor) resolve pedir a ajuda do famoso casal de paranormais Ed e Lorraine Warren (Patrick Wilson e Vera Farmiga) que descobre que entidades demoníacas estão realmente assombrando aquele lugar.

Os eventos trágicos do passado que tornaram a casa amaldiçoada vem à tona e os Warren sugerem que um exorcismo poderia resolver a parada, contudo, em se tratando de filmes de horror, sabemos que, até a solução final, muitos sustos e gritos ainda serão ouvidos.

Inspirado em fatos reais, Invocação do Mal mostra que os Warren colecionavam os artefatos demoníacos dos casos que foram trabalhando ao longo da vida. Eles guardavam num quarto, em sua casa, todo tipo de souvenir, incluindo a famosa boneca Annabelle, mostrada logo no início da trama. O malévolo caso contado em Invocação do Mal é sublinhado como mantido em segredo, até então. Tudo, é claro, para garantir aquele "climão", que se sustenta durante toda a narrativa.

O drama se acentua quando ficamos sabendo que a clarividente Lorraine tem o dom de ajudar as pessoas, mas também sofre as consequências do seu envolvimento com os casos. A relação entre o casal e o medo do perigo se voltar contra a sua família (no caso, a filha pequena) deixa o filme ainda mais aterrorizante.

Extremamente lucrativo (gastos de U$$ 20 milhões e arrecadação mundial de U$$ 271 milhões, até agora), Invocação do Mal consolida a carreira de James Wan como um dos grandes carpinteiros dos filmes de terror da atualidade. Seu mais novo filme (Sobrenatural 2) estreou na ponta das bilheterias americanas, apostando na mesma fórmula: barato e eficiente. Mesmo assim, o cineasta pretende respirar novos ares e será o diretor de Velozes e Furiosos 7. Será curioso acompanhar como Wan vai lidar com montanhas de dinheiro num gênero completamente diferente do que vem fazendo, até então.

Avaliação: 

Nenhum comentário: