terça-feira, 14 de janeiro de 2014

A Aventura

Em A Aventura (L´avventura, 1960) Michelangelo Antonioni faz uso de um pretexto clássico dos filmes de suspense para discutir existencialismo.

Na sinopse, um grupo de amigos viaja de férias para uma ilha do mediterrâneo e uma das personagens (Lea Massari) simplesmente desaparece.

Um filme comum concentraria todos os seus esforços na busca da dita-cuja. Contudo, esse sumiço gradativamente vai se tornando coadjuvante na trama. É uma quebra de expectativas, já que passamos a nos interessar, sobretudo, pelo envolvimento criado entre o o namorado da sumida (Gabrielle Fezertti) e a melhor amiga (Monica Vitti), além das dúvidas que pairam sobre esse novo romance.

Lá pelo finalizinho, a personagem de Monica chega a revelar que, antes, sofria com o desaparecimento da amiga e, depois, nem sabia se queria mais que ela voltasse a aparecer!

Antonioni potencializa bem esses questionamentos, essas dúvidas, esse egoísmo que supera a própria preocupação com o bem-estar do outro. Um filme da década de 60, vanguardista, que retrata tão bem o egocentrismo dos tempos modernos.

Nenhum comentário: