quarta-feira, 14 de maio de 2008

Ensaio sobre a Cegueira abre Festival de Cannes

O diretor brasileiro Fernando Meirelles (Cidade de Deus, O Jardineiro Fiel) abriu hoje o Festival de Cannes com “Ensaio Sobre a Cegueira”, filme adaptado da obra do escritor José Saramago.

A Folha de São Paulo publicou as primeiras impressões de algumas agências de notícias sobre “Ensaio Sobre a Cegueira”. A crítica dividiu opiniões.

Confira:

France Presse
"Metáfora da sociedade humana, de um suspense angustiante, o filme de Meirelles faz do espectador uma testemunha da violência e o convida a refletir sobre o ser humano e seus mais baixos instintos, além da sua capacidade de amar e seu senso de responsabilidade".

Reuters

"A escolha de 'Ensaio sobre a Cegueira' para abrir Cannes é adequada para uma edição que privilegia o cinema sul-americano".

Efe

"Gravado em inglês e japonês, a maior parte do filme foi rodada em São Paulo para não mostrar um perfil de cidade reconhecível. Trata-se de uma produção que mostra até onde o ser humano pode chegar em situações extremas, algo que não é nenhuma novidade, pois já explorado em outros filmes.

"... A originalidade do grande romance de Saramago não é explorada por Meirelles, que fez um filme inspirado na estética de 'Filhos da esperança', de Alfonso Cuarón, e que também lembra "Babel", de Alejandro González Iñárritu, com sua mistura de nacionalidades, raças e idiomas.
Com uma estética futurista-catastrofista, fruto de um bom trabalho de ambientação, 'Blindness' explora o pior do ser humano, mas sempre deixando um grande resquício de esperança".

Nenhum comentário: