domingo, 27 de julho de 2008

Meu Monstro de Estimação

Meu Monstro de Estimação (The Water Horse: Legend of the Deep, EUA/Inglaterra) é desses filmes que promovem a interação entre crianças e animais. Nada de cachorros, gatos ou porcos.

O "bichinho" por aqui é ninguém menos do que o Monstro do Lago Ness, mítica criatura da Escócia. Se o tal monstro existe ou existiu, não dá para saber. Mesmo assim, os dizeres iniciais afirmam se tratar de uma história real.

A aventura se passa em plena segunda guerra mundial. Conhecemos o garoto Angus MacMorrow (Alex Etel). Solitário, logo sabemos de alguns de seus medos como o de entrar no mar. A ida de seu pai para a guerra é outro de seus traumas. Mesmo assim ele sempre está por lá. Ocasionalmente, nas suas andanças ele encontra um ovo. Dele, sai uma criaturinha que ele batiza de Crusoé.

Por se tratar de um local estratégico, sua casa se torna base para os soldados que lutam contra os nazistas. Crusoé, então, volta para seu habitat: o Lago Ness. Somos cientes de que, posteriormente, haverá um embate entre o monstro e esse regimento. O que culminará no clímax do filme.

O filme de Jay Russel é bonito de se ver e os efeitos visuais para a criação de Crusoé são convicentes. As cenas onde o garoto e o monstro interagem são tocantes e demonstram a inocência e o encanto dos filmes do gênero.

Além da típica aventura familiar, Meu Monstro de Estimação é sobre o vazio que tentamos preencher durante a vida. Angus encontra em Crusoé o preenchimento para a ausência do pai. Uma falta que ele só descobre no final do longa-metragem quando sua mãe (Emily Watson) revela que o pai jamais voltará. Uma mensagem triste, mas inexoravelmente edificante.

Cotação 6,5

Nenhum comentário: