domingo, 20 de novembro de 2016

Crítica: Sadako Vs Kayako


O horror oriental trouxe alguns exemplares interessantes para a mitologia desse gênero, na sétima arte. Franquias que conseguiram se sustentar e ganharam adaptações nos EUA, exemplo de "O Chamado" e "O Grito".

"Sadako Vs Kayako" é, portanto, a união das personagens dessas duas cinesséries e que, agora, enfrentam-se, enquanto fazem suas vítimas.

Não tem como não deixar de citar o excêntrico "Freddy Vs Jason" ao falar desse filme. Ora, quando os produtores de cinema resolvem investir em encontros desse naipe, talvez a fonte criativa esteja, literalmente, no fundo do poço (referência infame à origem de Sadako). Então, só a curiosidade mesmo de ver como esses dois ícones vão se encarar, além de saber quem venceria a batalha, é que atrai um olhar para o referido filme.

Vejam só, em "Sadako Vs Kayako" os indivíduos que residem nesse universo ainda não aprenderam que não devem ver a fita amaldiçoada ou entrar no casarão assombrado. Se bem que se tivessem aprendido não teríamos nosso filme.

E a história é justamente isso: enquanto as pessoas comentem erros em cima de erros as vilãs das duas franquias fazem o que bem sabem, elevando os lucros das funerárias locais.

O filme assusta? Não! O desgaste da imagem das duas franquias só provoca sustos moderados. Conseguimos nos interessar pelas vítimas? Nem um pouco! Chega a irritar a choradeira no encerramento da história. Há no último ato, uma garotinha sensitiva que não enxerga, mas não é bem desenvolvida e os entendidos nos assuntos místicos parecem um tanto atrapalhados em enfrentar os malassombros da vez. E se o confronto entre Sadako e Kayako deixa a desejar, o final em aberto até que é satisfatório.

Então, se você como eu tem uma curiosidade mórbida em ver encontros como esse, "Sadako Vs Kayako" é assistível, enquanto entretenimento pastiche do gênero. Se procura algo que realmente valha a pena, melhor procurar outra opção, pois as raivosas garotas cabeludas do Japão perderam o graça.

Nenhum comentário: