domingo, 10 de maio de 2015

Crítica: Gothan - 1ª Temporada


A premissa era das mais interessantes: abordar a história do Batman antes dele sequer pensar em se tornar o Homem-Morcego.

Gothan surgiu com essa proposta. E as expectativas eram grandes, afinal filmes e seriados inspirados em quadrinhos deixaram de ser uma aposta qualquer para se consolidarem como um investimento rentável ou campeões de audiência.

Nesta primeira temporada, o protagonista é o Comissário James Gordon (Ben Mckenzie). Logo no início, ele é recrutado para investigar o assassinato de Thomas e Marta Wayne. Conhece o jovem Bruce Wayne (David Mazouz) que ficou sob a custódia do mordomo Alfred (Sean Pertwee). Ao jovem, Gordon promete decifrar o caso. 

Ao longo dos episódios, conhecemos vários futuros inimigos do Cavaleiro das Trevas, entre os quais: Pinguim, Mulher Gato, Coringa, Espantalho, Duas Caras, Charada, entre outros. Tudo ainda lá no início, quando muitos nem pensavam que se tornariam criminosos. Gordon também tem que lidar com a Máfia que domina Gothan City e a corrupção que envolve a política, a polícia e a sociedade em geral. 

Alguns dos destaques desta primeira temporada de Gothan são a inescrupulosa Fish Mooney (Jada Pinkett Smith), que protagoniza uma das cenas mais impactantes da série e o dúbio Pinguim (Robin Lord Taylor), que termina sendo um reflexo do jogo de traições que domina todo esse primeiro ano. 

Se durante os 22 capítulos exibidos, Gothan teve bons momentos, em vários episódios pareceu perder o foco, ficando centrado no "caso da semana". O final da 1ª temporada meio que encaminhou o destino de alguns personagens e deixou algumas expectativas no ar. 

No geral, a trama de Gothan poderia ser condensada em menos capítulos, cortando alguns excessos que deixaram a história um tanto arrastada em diversos momentos. Mesmo assim, há a expectativa de que a série ganhe fôlego em seu segundo ano. 

Avaliação: ★1/2

Nenhum comentário: