segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

David Copperfield

Inspirado no livro homônimo de Charles Dickens, David Copperfield (1935) conta a tortuosa e sofrida trajetória de um jovem que consegue dar a volta por cima e se tornar escritor.

O dramalhão concorreu ao Oscar de Melhor filme, vencido por O Grande Motim.

Dirigido por George Cukor, a trama começa com a informação da morte do seu pai quando ele ainda estava no ventre da mãe. Anos depois, ela se casa e seu padastro mostra logo as garras. Quando ela morre, o garoto é enviado para trabalhar em Londres. David foge e é educado pela tia. Ao crescer, desenvolve sua vocação literária.

Filmado em preto-e-branco, David Copperfield aposta no dramalhão nesta adaptação de Dickens. As influências teatrais são bem presentes na narrativa.

O primeiro ato é de uma tristeza tão profunda que se torna enjoativo. Depois, o filme ganha um tom mais romântico entre David, uma jovem por quem ele se apaixona e sua melhor amiga. O filme envelheceu bastante e o excesso de lágrimas muitas vezes incomoda, mesmo assim ostenta seu charme clássico.

Em 1999, David Copperfield ganhou uma adaptação para a TV, onde o protagonista era interpretado por Daniel Radcliff, bem antes da fase Harry Potter.

Avaliação: ★1/2

Nenhum comentário: