domingo, 8 de março de 2009

Vicky Cristina Barcelona



O novo filme de Woody Allen é delicioso. Não só pela sensualidade de Scarlett Johanson, Rebecca Hall e Penelope Cruz, mas pela proposta de experimentar a vida.

A história mostra duas turistas americanas em Barcelona. Uma bem diferente da outra. As duas são surpreendidas pelo convite de um artista (Javien Bardem) que as convida para um final de semana de turismo, diversões e sexo. Vicky (Rebecca) não gosta do atrevimento. Cristina (Johanson) já acha a ideia das mais interessantes. Ambas terminam aceitando a proposta, com ressalvas de Vicky.

A entrada em cena de Maria Elena (Penelope Cruz), laureada no Oscar desse ano, simplesmente atiça os hormônios. Nas primeiras falas, sabemos que ela vivia um casamento conturbado com Juan Antonio Gonzalo (Bardem). Obsessão que o pintor parecia querer manter distância. Apenas "parecia", é bom frisar.

O espírito livre de Vicky Cristina Barcelona encanta os sentidos. A experimentação, vivida por alguns personagens e entubada por outros, parece ser o mote de uma história que prende o nosso olhar e as nossas atenções. Necessariamente, um filme de bela alma.

Nenhum comentário: