domingo, 3 de abril de 2011

Uma breve avaliação de mercado sobre a franquia "Entrando Numa Fria"

Para entender a insistência do retorno de algumas franquias às telas do cinema, é interessante observar os números divulgados dos investimentos e das receitas obtidas desses referidos produtos.

A série "Entrando Numa Fria", por exemplo, protagonizada por Robert De Niro e Ben Stiller. Por mais que as piadas tenham perdido a graça desde o segundo episódio, uma terceira parte foi lançada no ano passado, chegando ao topo do hanking norte-americano no seu final de semana de estreia. E mesmo contabilizando uma queda nas receitas, desde o lançamento do filme original, a trilogia já abocanhou mais de 1 bilhão de dólares de arrecadação em todo o mundo.

O primeiro Entrando Numa Fria (Meet the Fockers) arrecadou 516 milhões de dólares com investimentos de 80 milhões. Entrando Numa Fria Maior Ainda (Meet the Parents) investiu menos (55 milhões), arrecadando 330 milhões.

Já Entrando Numa Fria Maior Ainda Com as Crianças (Little Fockers)obteve lucros de 308 milhões, gastando 100 milhões para a sua produção. Ao todo a série arrecadou 1.162 bilhão com um montante de 235 milhões investidos.Ou seja, apesar da queda registrada na terceira parte, a Universal faturou uma boa grana com essa franquia.

Ótimos resultados para uma história que vem se repetindo ao longo dos anos. "Entrando Numa Fria" continua investindo na guerra familiar, entre sogro (De Niro) e genro (Stiller), recheada de piadas e situações constrangedoras. As tramas não registram evoluções narrativas e pouca coisa justifica a trilogia, além de alguns risos amarelos.

Contudo, sob a ótica do mercado "Entrando Numa Fria" e suas sequências vêm se configurando como um bom negócio, até o momento.

Obs: os números foram extraídos do Box Office Mojo.

Nenhum comentário: