terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Fracassos cinematográficos de 2011

O Hollywood Reporter divulgou a lista com os maiores fracassos do cinema, em 2011. São filmes que decepcionaram nas bilheterias e muitos, sequer, pagaram os custos de produção. O Observatório de Cinema comenta alguns dos micos cinematográficos do ano.

Lanterna Verde - O personagem da DC merecia um filme bem melhor. Com um custo de 200 milhões de dólares, arrecadou 16 milhões a mais que o valor investido. As expectativas, que eram boas, naufragaram e um Lanterna Verde 2 está descartado, por enquanto. Ryan Reynolds bem que se esforça para interpretar Hal Jordan, mas o roteiro-fórmula trava a história. 

Happy Feet 2 - O primeiro Happy Feet tinha lá seus encantos. Esse segundo é pura chatice. Além de abusar dos números musicais, não nega suas origens ianques. Chega a ser enjoativo ver os pinguins imitando cantores de rap. O filme custou 135 milhões de dólares e faturou apenas 115. Ao lado de Carros 2 trata-se, sem dúvida, de uma das mais fracas animações de 2011. Nem a fofura dos personagens salva.
Conan, o Bárbaro - Já comentamos no Observatório de Cinema o excesso de violência gratuita desse filme e sua história sem-graça. Nas bilheterias, o longa-metragem do sumério também se deu mal. Com um custo de 90 milhões de dólares, estancou nos 48.8 milhões de dólares arrecadados. Resultado bem abaixo do esperado. Não poderia ser diferente. Esse remake de Conan é fraco e esquecível. Bateu saudade do filme seminal, lançado na década de 80, com um Arnold Shwarzenegger iniciando a carreira.

Sucker Punch: Mundo Surreal - O filme do diretor Zack Snyder prometia tanto, mas tanto, que o tombo foi maior do que se pensava. A narrativa apostava no apuro visual e na confusão entre sonho e realidade. De nada adiantou, garotas em roupas curtas com armamento pesado. Sucker Punch tomou bordoadas da crítica especializada e também não faturou o que os produtores projetavam. Dos cerca de 82 milhões investidos, conseguiu arrecadar pouco mais de 89 milhões. O que, na linguagem do cinema, é um grande fiasco.

Cowboys & Aliens - Olha que a sinopse desse filme (mais uma adaptação de HQ) prometia. A presença do "007" Daniel Craig e do eterno "Indiana Jones" Harrison Ford idem. Diferente do que se imaginava, a estranheza da história (híbrido de ficção científica com faroeste) não ajuda a tornar Cowboys & Aliens um grande filme. O motivo? Tudo parece ser sério demais. Falta aquele ar de que estamos vendo um típico Filme B. Essa seriedade incomoda. Bastavam algumas pitadas de ironia para tornar esse filme mais palatável. O resultado? Arrecadou bem pouquinho acima dos seus gastos totais.

Os outros fracassos do ano, segundo o Hollywood Reporter, foram: Marte Precisa de Mães; Arthur - O Milionário Irresistível; Glee 3D - O Filme; Não Sei Como Ela Consegue; O Enigma do Outro Mundo; The Big Year; O Diário de um Jornalista Bêbado; Anonymous; Roubo nas Alturas; e Noite de Ano Novo.

Nenhum comentário: