domingo, 2 de março de 2014

Vapt-Vupt com os finalistas do Oscar

Deixo aqui umas rápidas pinceladas sobre os finalistas ao Oscar de Melhor Filme:

★ 1/2 GRAVIDADE - Quem não viu no cinema, perdeu o impacto visual dessa história de sobrevivência no espaço do diretor Alfonso Cuaròn. O filme exigiu um Tour de Force da atriz Sandra Bullock e conta com efeitos gráficos de vanguarda. É favorito em várias categorias, entre as quais: Filme, Direção e Montagem. Sandra Bullock concorre como atriz, mas deve perder para Cate Blanchett (Blue Jasmine).

★ 12 ANOS DE ESCRAVIDÃO - Maior concorrente de Gravidade, o filme de Steve McQueen aborda a história real de Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor), negro livre que foi enganado e passou doze anos como escravo. O filme possui muitas cenas de impacto visual e é inspirado numa história real. Seria uma opção mais fácil para a Academia, por ter todas as características dos vencedores do Oscar. Lupita Nyong´o é favorita na categoria de atriz coadjuvante.

★ 1/2 TRAPAÇA - É um filme que pode atrapalhar o caminho dos favoritos. Conta a história de um grupo de vigaristas que foi pego em flagrante e teve que ajudar o FBI a capturar vários figurões, no final da década de 70. Conta com quatro indicações nas categorias de ator e atriz, com chances para Jenniffer Lawrence, coadjuvante. Como ela venceu ano passado, vai ser difícil vencer dois anos seguidos. Com 10 indicações, pode sair de mãos abanando.

 ★ O LOBO DE WALL STREET - Muita gente torce por um Oscar para Leonardo DiCaprio, mas será difícil driblar o favoritismo de Matthew McCounaghey (Clube de Compras Dallas). Esse filme de Martin Scorcese conta a polêmica trajetória do corretor de Wall Street, Jordan Belfort, que enganou muita gente. Os críticos não perdoam o fato do filme, de certa forma, glamourizar o personagem. Tem poucas chances, mas é um belo exemplar do trabalho de Scorcese.

★ ELA - Favorito de quem gosta do cinema independente, esse filme de Spike Jonze tem chances na categoria de Roteiro Original, apesar da recente campanha difamatória de plágio. De toda maneira, é um excelente filme sobre o amor e a solidão nos temos das novas tecnologias. Na trama, Theodore (Joachim Phoenix) se apaixona pela voz de um sistema operacional (Scarllet Johanson).


★ CAPITÃO PHILLIPS - Já esteve numa posição bem melhor. Hoje, o filme de Paul Greengrass surge como coadjuvante na disputa do Oscar, talvez vencendo em alguma categoria técnica. A Academia esqueceu Tom Hanks (ator) e Greengrass (diretor), que mereciam ser indicados. Trata-se da história real de um capitão norte-americano lidando com o ataque de piratas da Somália. É um filme tenso e com uma história que prende sua atenção.

★ 1/2 CLUBE DE COMPRAS DALLAS - Duas barbadas: Matthew McCounaghey (ator) e Jared Leto (coadjuvante). Se eles perderem a surpresa será geral. O filme conta a história de um homem que descobriu que está com Aids, na década de 80, quando a epidemia explodiu. Como a saúde pública americana oferece poucas condições, ele arregaça as mangas e sai em busca de medicações em outros países. Depois começa a contrabandear esses remédios.

★ 1/2 NEBRASKA - Esse filme de Alexander Payne fala sobre a história de um idoso que acha que ganhou na loteria e vai, com o filho, em busca do prêmio. É um filme sobre pais e filhos, sobre a nostalgia e a importância das relações interpessoais. O cineasta já venceu o Oscar com os roteiros de Sideways – Entre umas e Outras (2004) e Os Descendentes (2011). Mas, dessa vez deve passar em branco.

★ 1/2  PHILOMENA - Filme britânico do cineasta Stephen Frears que conta a história de Philomena (Judi Dench) e sua busca por informações sobre o filho, entregue para adoção quando ela morava num convento. É uma história agridoce que coloca duas visões distintas de mundo: a da protagonista (católica) e do cético jornalista que a acompanha. É um belo drama que não tem muitas chances, mas merece ser visto.

Textos publicados na minha coluna no Caderno de Domingo do Blog de Suerda Medeiros

Nenhum comentário: