terça-feira, 1 de julho de 2008

Alien Vs Predador sob a ótica do mercado

Na maioria das vezes, observamos o lançamento de um determinado filme pelas suas qualidades estéticas ou interpretativas. Contudo, principalmente no cinema que é feito hoje, é preponderante fazer uma análise tendo como base o conceito de mercado. Pois, são as cifras que movimentam grande parte dos longas que são feitos hoje, com raras exceções.

Vejamos as franquias Alien e Predador que chegam a dois filmes juntos mostrando a guerra entre essas raças alienígenas. A idéia de trazer esses ícones da ficção científica para um único filme ganhou proteína após o bem sucedido Freddy Vs Jason (2003) que mundialmente papou 114 milhões de dólares, quase quatro vezes o seu valor de custo. Estava provado que reunir esses franchises conhecidos num único filme teria condições de atrair fãs dos dois personagens para os cinemas.

Em 2004 chega às salas de exibição Alien vs Predador. A crítica, com razão, massacrou o filme. Não por menos. Faltava um bom roteiro e os efeitos especiais vinham disfarçados por cenas em ambientes escuros. O suspense também não ajudava, já que não havia interesse algum nos humanos que tentavam salvar a sua pele.

Essa má qualidade não foi barreira para a chegada de Alien vs Predador 2, em 2007. Afinal, o filme vinha respaldado com arrecadações de 171 milhões de dólares em todo o planeta. Com essa seqüência, mais 128 milhões foram adicionados ao caixa do produto, totalizando 299 milhões de dólares em dois filmes.

Para se ter uma idéia, os quatro filmes do Alien faturaram 555 milhões em todo o mundo. Uma média de 138,75 milhões por filme. O Predador, sozinho, arrecadou 155 milhões em dois filmes. Média de 77,5 milhões. A união dos dois personagens vem arrecadando cerca de 149,5 milhões em cada filme. Ou seja, supera a base de arrecadação média dos personagens em filmes-solo.

Portanto, Alien Vs Predador é um bom negócio por pagar seus custos e ainda sobrar uma boa quantia em caixa. Para o público, entretanto, unir os dois personagens até agora não representou nada em termos qualitativos. As histórias se resumem ao duelo entre as duas criaturas em cenários encobertos pela falta de iluminação, para que os erros não sejam percebidos, e iscas humanas com a expressividade de um presunto de quinta.

Nenhum comentário: