sexta-feira, 7 de novembro de 2008

A Embriaguez do Sucesso


Jornalista que se preza deveria ler os principais títulos publicados e ver os filmes temáticos da área.


Muitos longas-metragens mostram o cotidiano das redações, esmiuçando a profissão, seu aspecto investigativo, cidadão, como também seu lado mais sórdido.

Filmes como Todos os Homens do Presidente (Alan Pakula, 1976), “considerado uma aula de jornalismo contemporâneo”, por exemplo, esmiúçam o caso Watergate na Era Nixon. Ou O Quarto Poder (Costa-Gravas, 1997) sobre a forma como um repórter de TV utiliza o meio de comunicação para se auto-promover em cima de um caso que toma proporções alarmantes, reflexo da própria cobertura televisiva.

A Embriaguez do Sucesso (Alexander Mackendrick, 1959) é outro filme temático que mostra a relação de simbiose entre um famoso colunista (Burt Lancaster) e um assessor de imprensa (Tony Curtiz), capaz de qualquer ato para publicar suas notinhas na grande mídia.

No filme, vemos como o assessor ganha a vida conquistando espaços e contratos, de acordo com a divulgação alcançada. Prática comum, até hoje, se levarmos em conta que a função desse profissional é ser a voz do cliente na grande mídia. Para tanto, é premente que seja bem relacionado.

A embriaguez do título se refere ao fato de que para se chegar ao topo do sucesso, o referido assessor de imprensa se vale de atitudes execráveis, chegando a caluniar uma pessoa, plantando notícias falsas nas colunas, para continuar mantendo seu ganha-pão em outros espaços. Ao mesmo tempo, o colunista aproveita sua posição para chantagear, direcionar e criar situações, de acordo com suas conveniências, utilizando as ferramentas de que dispõe.

Fazendo uma radiografia sobre as relações de poder entre esses profissionais, A Embriaguez do Sucesso demonstra a inexistência de limites morais e éticos na condução de um trabalho jornalístico viciado e nada preocupado com a essência de uma profissão que prediz a informação séria e comprometida com a raiz social.

Avaliação: 9,5

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