terça-feira, 10 de março de 2009

A Última Hora


A discussão ambiental passa por um processo de conscientização em larga escala.


Há soluções possíveis, mas é preciso, antes de tudo, vontade política e uma nova mentalidade das grandes corporações.

Essas são apenas duas das constatações vistas no documentário A Última Hora (The 11th Hour), produzido pelo ator Leonardo DiCaprio.

Dando continuidade aos filmes/documentários de temática ambiental, a proposta é reunir grupo de especialistas, ambientalistas, cientistas, para mostrar a real situação por qual passa o nosso planeta. Chega a ser preocupante ouvir tais relatos. Ainda mais, quando percebemos que estamos pagando um preço alto pelos avanços tecnológicos.

A relação sociedade humana X natureza mostra que o meio-ambiente está perdendo feio. Dentre as culpas disso estão o consumismo em massa e o fato de sermos, como diz o próprio documentário, "subsidiados pelo petróleo".

Nossos princípios deixaram de lado as antigas sabedorias. O crescimento econômico avança e, nessa lógica perversa, o homem é o principal responsável pela poluição de nossa atmosfera, de nossos oceanos, pelo derretimento das geleiras e pela extinção de milhares de espécies.

Há soluções. E é isso que nos anima. A "energia verde", um projeto global de conscientização ambiental (a Mídia ainda não atingiu o grau necessário de divulgação), isso tudo para ontem, podem salvar as próximas gerações. Como diz um dos especialistas, "estamos ignorando os sinais de alerta da natureza".

Nenhum comentário: