quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Ed Wood

Obra genuinamente cinéfila, Ed Wood (1994) conta a história de Edward David Wood Jr, considerado o pior diretor de cinema de todos os tempos.

Wood ganhou esse título pelo fato dos seus filmes serem mal escritos, com a participação de atores amadores e freaks, cenários de papelão e aspectos técnicos precários. Ele não se interessava por erros de continuidade e fazia cinema pelo seu próprio timing, daí sua aura de ícone trash.

Sob a batuta de Tim Burton, Ed Wood é uma ode ao cinema. O filme chega a provocar um encontro paradoxal entre Wood (de Plano 9 do Espaço Sideral que tem título de pior filme já feito) e Orson Welles (de Cidadão Kane, considerado o melhor filme da história do cinema).

A história é sobre Ed Wood, mas quem brilha mesmo é Martin Landau que vive Bela Lugosi, ator húngaro protagonista de filmes de horror. Morto em 1956, Lugosi foi sepultado com o traje do conde Drácula, seu papel mais marcante. Cada vez que Landau entra em cena o filme cresce com sua interpretação, pela qual recebeu o oscar de ator coadjuvante.

Nenhum comentário: