domingo, 30 de janeiro de 2011

Relembrando: Dogma

Dogma, do diretor Kevin Smith, estreou em meio a várias polêmicas. Também não era por menos. A história simplesmente desmontava os principais dogmas do catolicismo, utilizando doses cavalares de humor negro.

O filme reúne grande elenco (Matt Damon, Ben Afleck, Linda Fiorentino, Salma Hayek, Jason Lee, Chris Rock, Alan Rickman, Alanis Morrisete, entre outros) para contar a história de dois anjos renegados à terra que tentam por outra via voltar ao céu. Todavia, se isso acontecer, o mundo que conhecemos hoje pode ser destruído, ou coisa parecida.

Revendo Dogma tantos anos depois a impressão é a de um filme excessivamente didático. Os personagens gastam muito tempo explicando uns aos outros o que poderá acontecer e o que cada um deve fazer para dar o encaminhamento da história. Isso apenas faz a história ficar mais longa. A comédia dura cerca de duas horas. 

Apesar disso, o texto é hilário e consegue rir descaradamente de situações como o mercantilismo da igreja, textos apócrifos, o fato de Deus ser interpretado por uma mulher (a cantora Alanis), entre outros dogmas bem desmontados por Kevin Smith e sua trupe.

Nenhum comentário: