sábado, 10 de agosto de 2013

Tese Sobre um Homicídio

A habitual qualidade do cinema argentino continua produzindo filmes que, quando não tem o brilhantismo de O Segredo dos Seus Olhos (2009), possuem rara competência. É o caso de Tese Sobre um Homicídio, que estreou recentemente no circuito nacional.

O filme mostra o embate intelectual entre mestre (Ricardo Darin) e aprendiz (Alberto Almmann) a partir do brutal assassinato de uma jovem, no estacionamento da faculdade.
Darin é Roberto Bermudez, professor especialista em direito criminal, que está iniciando uma nova turma de pós-graduação. Gonzalo Ruiz (Almmann), filho de um velho conhecido seu, é um dos alunos que se destaca pela inteligência e soberba na defesa de suas teses. 

Tão logo o crime acontece, Bermudez passa a desconfiar que Gonzalo seja o autor do crime e, durante todo o filme acompanhamos o seu ponto de vista. Várias evidências apontam para isso, mas o que se destaca mesmo é a obsessão do professor em provar a sua teoria. 

O crime, em si, termina em segundo plano. O que move Tese Sobre um Homicídio é o egocêntrico jogo psicológico entre mentes que se equiparam e travam esse duelo particular. Afinal, quem está sendo manipulado nessa história toda?

Dirigido por Hernán Goldfrid, o filme é bem construído do ponto de vista técnico, com trilha pontual, elegantes movimentos de câmera e fotografia soturna. Um Noir moderno que deixa vários questionamentos no ar, principalmente, com o seu final em aberto.

Ricardo Darin é um dos mais conceituados atores argentinos. Várias produções daquele país que estréiam no Brasil contam com a sua participação, entre as quais, Nove Rainhas, O Filho da Noiva, Abutres, Um Conto Chinês, Elefante Branco, além do já citado “Segredo”, que recebeu o Oscar de Filme Estrangeiro.

Nenhum comentário: