terça-feira, 15 de abril de 2014

Top 10: campeões de bilheteria

Quais são as produções que levaram multidões às salas de exibição? Quais os gêneros que mais atraíram público? Tá na hora de conhecer o TOP 10 dos bilionários da Sétima Arte.

10º Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012)
O final da trilogia do Homem-Morcego foi um dos grandes êxitos comerciais e de crítica dos últimos anos. Com Christopher Nolan na direção e Christian Bale na pele do Homem-Morcego, a produção mostrou a força inconteste das adaptações de HQ para o cinema. Batman deve voltar aos filmes em breve só que, dessa vez, ao lado do maior escoteiro dos EUA no encontro de titãs: Batman Vs Superman, que será lançado em 2016.

09º Operação Skyfall (2012)
O personagem criado por Ian Fleming estourou nas bilheterias com esse Operação Skyfall. Daniel Craig deu uma interpretação visceral ao agente 007 em Cassino Royale (2006) e, desde então, James Bond vem fazendo barulho com filmes mais violentos e explosivos. As referências aos filmes antigos estão lá, mas essa nova roupagem vem levando em consideração os anseios de um público moderno que, pelo visto, aprovou o novo posicionamento da franquia.

08º O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003)
A Terra Média criada por J.R.R. Tolkien ganhou uma série de filmes que conquistou diversos prêmios e atraiu muita gente aos cinemas de todo o planeta. Em O Retorno do Rei, temos o final da saga de Frodo e de seus companheiros. O sucesso foi tanto que, recentemente, o diretor Peter Jackson reiniciou a franquia adaptando O Hobbit (livro anterior) para os cinemas numa nova trilogia que se encerra no final de 2014.

07º Transformers: O Lado Oculto da Lua (2011)
Eis um problema dos filmes modernos. Quando Michael Bay resolveu levar para os cinemas o filme dos Transformers, em 2007, todo mundo sabia que a produção investiria em barulho e a típica grandiloquência dos filmes desse diretor. E, nem bem a trilogia encerrou, uma nova série de filmes já terá início esse ano, com novos personagens e, certamente, a mesma história. É o típico embuste lucrativo que mais parece uma máquina de fazer dinheiro do quem um filme de verdade.

06º Frozen: Uma Aventura Congelante (2013)
A Disney encheu os seus cofrinhos com essa aventura que recentemente se tornou a animação mais lucrativa da história batendo Toy Story 3 (2010). A fórmula é a mesma de sempre: princesas, príncipes, criaturinhas divertidas, ação, emoção e diversão. Frozen: Uma Aventura Congelante também conquistou o Oscar de melhor animação e de canção e agradou público e crítica. O resultado, portanto, era mais do que esperado.
05º Homem de Ferro 3 (2013)
Outro exemplar dos gênero “filme de super herói”, que se tornou o grande filão das produtoras de cinemas. Apesar de ter feito muito dinheiro, esse terceiro filme do Homem de Ferro não é lá essas coisas. O grande apelo continua sendo a interpretação de Robert Downey Jr e o seu Tony Stark fanfarrão e politicamente incorreto. Fora isso, a trama é esquecível e não consegue ir além do que um simples caça-níquel.

04º Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2 (2011)
A conclusão do épico criado por JK Rowling não poderia faltar na lista dos filmes que mais ganharam dinheiro em todos os tempos. O final da trama de Harry Potter, Hermione e Rony Weasley contra o vilão Voldemort tem ação, aventura, suspense e magia, tudo embalado num pacote acessível para o público fissurado em histórias desse tipo. E se você acha que essa franquia se encerra por aqui, aguarde os próximos capítulos.

03º Os Vingadores (2012)
Se um herói sozinho já leva um montão de gente aos cinemas, imagina um grupo que conta com a presença do Homem de Ferro, Capitão América, Thor, Hulk, Gavião Arqueiro e Viúva Negra. Sucesso na certa! O filme é bom, não mais que isso. O mais interessante nisso tudo é a estratégia que a Marvel criou para conquistar seu público-alvo, com filmes solo e uma campanha de marketing poderosa. Pelo menos, mais dois filmes com essa equipe deve chegar aos cinemas nos próximos anos.

02º Titanic (1997)
Percebeu que o único veterano desse TOP 10 é o filme estrelado por Leonardo DiCaprio e Kate Winslet? Pois bem, o filme de James Cameron, por vários anos, foi a produção mais vista da história. Venceu vários prêmios e se tornou um fenômeno na época do seu lançamento. As pessoas iam aos cinemas para ver e rever a famosa trama inspirada no naufrágio do Titanic que ainda contava com o romance água-com-açúcar entre o casal de protagonistas. O resultado: mais de dois bilhões arrecadados em todo o mundo.

01º Avatar (2009)
E o primeiro lugar vai para… James Cameron! Isso mesmo! Ele é o grande Midas do cinema, garantindo a primeira e a segunda posição desse TOP 10. Avatar foi vendido como um marco tecnológico, uma revolução visual e coisas do tipo. Então, não poderia dar em outra coisa: míseros 2,7 bilhões guardados na caixinha. Dois outros filmes da franquia serão lançados nos próximos anos, filhotinhos, esses, que poderão ameaçar o trono do longa original. É esperar para ver no que vai dar.

Nenhum comentário: