quarta-feira, 2 de abril de 2014

Top 7: Nostalgia

Nostalgia! Essa é a palavra do dia.Vamos revirar o baú e relembrar 7 filmes que marcaram época e que um dia fizeram você rir, chorar, torcer pelo herói ou morrer de medo do vilão. Afinal, cinema é uma arte que deixa marcas na nossa memória e recordar é viver! Então, vamos entrar na máquina do tempo de H.G. Wells e relembrar alguns clássicos do passado!

Os Goonies (1985)
A música de Cindy Lauper “The Goonies R Good Enough” retrata bem o espírito dessa aventura onde um grupo de jovens sai em busca de uma caça ao tesouro. Temos piratas, bandidos, correrias, armadilhas e, o melhor de tudo, um elenco inesquecível. Esse clássico das sessões vespertinas da TV continua proporcionando uma boa aventura naqueles típicos filmes onde temos o rito de passagem da adolescência para a vida adulta. Continua divertido e revigorante e em 2015 já completa 30 anos!

Curtindo a Vida Adoidado (1986)
É até clichê falar de Curtindo a Vida Adoidado. O filme é bom demais.É um daqueles clássicos das sessões vespertinas da televisão. Quem nunca se imaginou gazeando a aula e fazendo o que der na telha com um grupo de amigos? A sequência clássica em que Ferris Bueller canta Twist and Shout dos Beatles é antológica e contagiante. Vai dizer que não deu vontade de requebrar o esqueleto? Filmaço com temática adolescente que continua atualíssimo!


Os Caçadores da Arca Perdida (1981)
Indiana Jones é o cara! E Caçadores da Arca Perdida é um daqueles filmes que dá vontade de se tornar arqueólogo e sair pelo mundo em busca de aventuras. Nesse filme, dirigido por Steven Spielberg, Indiana enfrenta os nazistas que estão em busca da Arca da Aliança. Mais três filmes foram lançados com a marca e um quinto pode estar a caminho, agora, com Bradley Cooper assumindo o papel. Difícil é superar a qualidade do original!

Psicose (1960)
Esse  é, sem dúvida alguma, um dos filmes de terror mais assustadores da história. Não tem como não lembrar de Janet Leigh gritando, apavorada, atacada a facadas no banheiro, enquanto você ouve aquele famoso jingle macabro que fica impregnado na nossa cabeça. Psicose é tão importante para a história do cinema que, atualmente, o eficiente seriado Bates Motel conta a origem de Norman Bates. Esse é um filme de horror para gelar a espinha, como só o mestre Alfred Hitchcock sabia fazer.

O Mágico de Oz (1939)
Dorothy (Judy Garland) vai para o mundo de Oz e lá conhece o Leão Covarde, o Espantalho e o Homem de Lata. Para voltar para casa, ela precisa encontrar o Mágico de Oz e enfrentar a Bruxa malvada. Quem nunca ouviu falar nessa história, certamente passou as últimas décadas morando em marte. Esse filme é tão fantástico que o cinema sempre encontra alguma forma de homenageá-lo, como foi feito no Oscar desse ano.

Cantando na Chuva (1952)
Gene Kelly sapateando na chuva ao som de Singing in the Rain. É ou não é um dos maiores símbolos da expressão da alegria no cinema? Esse musical fala sobre a passagem do cinema mudo para o falado e como isso influenciou a vida de vários artistas de Hollywood. Possui várias sequências antológicas e canções que não saem da nossa cabeça. Cantando na Chuva é sinônimo de felicidade!

Superman (1978)
Se hoje temos uma verdadeira invasão de super-heróis nas telas do cinema, nos seriados e nos quadrinhos, antigamente era raro encontrar um filme do gênero. E o Superman de Richard Donner é, ainda hoje, um dos bons filmes já feitos inspirados nos personagens de HQ. O tema clássico ainda entoa na memória, seu primeiro voo e atos de heroísmo. O típico bom-moço dos filmes de antigamente com uma interpretação marcante do saudoso Christopher Reeve.

Coluna publicada no Blog de Suerda Medeiros

Nenhum comentário: