Com certa frequência, o AFI divulga os melhores filmes, geralmente 100. Dessa vez, resolveram fazer essa divisão por gênero. Aos poucos, vamos colocar a lista, começando por Mistério:
1. "Um corpo que cai" (1958), de Alfred Hitchcock
2. "Chinatown" (1974), de Roman Polanski
3. "Janela indiscreta" (1954), de Alfred Hitchcock
4. "Laura" (1944), de Otto Preminger
5. "O terceiro homem" (1949), de Carol Reed
6. "O falcão maltês" (1941), de John Huston
7. "Intriga internacional" (1959), de Alfred Hitchcock
8. "Veludo azul" (1986), de David Lynch
9. "Disque M para matar" (1954), de Alfred Hitchcock
10. "Os suspeitos" (1995), de Bryan Singer
Dos dez filmes citados o Observatório não conferiu Laura, O Terceiro Homem e Disque M Para Matar.
Do restante da lista, "Um Corpo Que Cai" é realmente impressionante. Hitchcock simplesmente consegue transmitir a sensação de vertigem numa trama de traições, suspeitas e amores perdidos. Emblemática, a trágica cena final. "Chinatown", merecidamente, ocupa essa segunda posição. Um Noir moderno feito sem sombras e com final certeiro.
"Janela Indiscreta", também com James Stewart segue a fórmula do Mestre do Suspense nos deixando atentos aos detalhes do desenvolvimento da história. Relíquia Macabra ou "O Falcão Maltês" entra na lista como filme-marco do cinema Noir, destaque para o detetive vivido por Hunprey Bogart.
"Intriga Internacional" conta a história do homem comum que se torna suspeito de um crime. "Veludo Azul" entra como representante do cinema estranho e ilógico de David Lynch. E "Os Suspeitos", o mais recente da lista, tem algo de "Rashomom" de Akira Kurosawa ao contar os vários pontos de vistas de um grupo de bandidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário