quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Final Fantasy


O diretor Hironobu Sagakuchi tentou criar um marco tecnológico no cinema de animação com Final Fantasy (2001). As imagens impressionavam pela proximidade com a realidade. Apesar de bastante alardeado, o longa-metragem não alcançou êxito comercial.

O primeiro contato com a musa Aki Ross é memorável. Olho no olho. A vida parecia estar presente naquela personagem gerada em computação gráfica. Mas essa impressão logo se dispersava. E Final Fantasy fica marcado por essa captura do real, que ora caíamos, ora percebíamos se tratar de ilusão. 

O filme se passa no ano de 2065. A terra está dominada por espectros que devoram a alma dos seres vivos. Entre os escombros de Nova Iorque, a Dra. Aki Ross busca a essência de Gaia para salvar o planeta. A história se desenvolve como receita de bolo. A fórmula e obviedade imperam até o finalzinho.

O que chama mesmo a atenção do público é esse elevado grau de escapismo filmado por Sagakuchi, em especial nas sequências de sonho da protagonista.

Na realidade de Final Fantasy, existem equipamentos que registram sonhos. Uma ligação com o espectador que observa a criação de um mundo virtual. Sentimento onírico brindado com a sensação de sonhar acordado até o acender das luzes da sala de projeção.

2 comentários:

Anônimo disse...

É um filme velho sim. Eu acho que o fracasso de Final Fantasy deve-se a duas condições.
1) Em primeiro lugar - o uso da tecnologia digital. O grau de imagens realísticas realmente impressionam. Apesar de o filme ser velho (2001) o uso de texuras esta acima de qualquer padrão usado nos games e istó é um problema. O público em geral não está preparado para substituição dos atores reais pelos virtuais. Lembro me de filme muito velho da Disney chamado "Tron" de 1986 impregnado de efeitos especiais, que foi um tremendo fiasco nos cinemas. Progressismo virou condição para fracasso, pois o uso generalisado dos EE so se firmou na secunda metade dos anos 90 - quase 10 anos após o lançamento. Quem sabe, se o filme fosse lançado em 2008, teria melhor êxito, pois a idade média dos gamers igualou-se a dos espectadores - por volta dos
35 anos.
2) Segundo problema - o mundo ou "setting" de FF é muito popular no Oriente, sendo uma ilústre desconhecida pela maioria no Ocidente, restrito aos fãs do game com mesmo nome. Limitações de alcance dos game sempre foi um obstaculo para sua ampla aceitação pelo público espectador.
Vassili

Gustavo Zago disse...

Hey Raildon!Gostaria que vc visitasse meu blog para ver meu post sobre a temporada de premios 2009...e tb queria saber suas opniões para os prêmios!!