domingo, 24 de abril de 2011

"A General" de Buster Keaton

Cena do genial Buster Keaton no filme "A General"
Aos poucos completo minha lista de filmes essenciais já vistos. Ontem, finalmente consegui ver o clássico A General (1927) com o genial Buster Keaton.

Considerado o "rival" de Charles Chaplin, seus filmes possuem uma característica das mais interessantes. Apesar de toda a agitação da narrativa, o personagem jamais muda suas feições. Está sempre sério. 

Segundo o Wikipedia, "Keaton percebeu que ao não modificar sua expressão, o espectador projetaria suas aspirações sentimentais, sensorias e morais". No texto fala ainda que Buster Keaton teria pré-concebido "intuitivamente a famosa Experiência Kuleshov".

E o que seria essa "Experiência Kulehov?", ainda segundo o Wikipedia trata-se de "uma edição de vídeo demonstrando um rosto sem expressões intercalado a imagens que atribuem significado ao espectador". 

Sobre o filme: "A General" acontece justamente no período da Guerra Civil norte-americana. Keaton é Johnny Gray, um maquinista que não é aceito como combatente e recebe o desprezo da namorada Anabelle Lee (Marion Mack). Quando ela é sequestrada pelos inimigos, Gray enfrenta todas as peripécias possíveis para salvá-la. Detalhe: "A General" é o nome da sua locomotiva.

Se você gosta de comédias, pode ver "A General", pois esse filme possui uma verdadeira coleção de piadas clássicas. No filme há tanta movimentação que é possível ficar zonzo de tanto rir. É curtinho e bastante divertido. E o personagem é antológico.  

Nenhum comentário: