Cena do genial Buster Keaton no filme "A General" |
Considerado o "rival" de Charles Chaplin, seus filmes possuem uma característica das mais interessantes. Apesar de toda a agitação da narrativa, o personagem jamais muda suas feições. Está sempre sério.
Segundo o Wikipedia, "Keaton percebeu que ao não modificar sua expressão, o espectador projetaria suas aspirações sentimentais, sensorias e morais". No texto fala ainda que Buster Keaton teria pré-concebido "intuitivamente a famosa Experiência Kuleshov".
E o que seria essa "Experiência Kulehov?", ainda segundo o Wikipedia trata-se de "uma edição de vídeo demonstrando um rosto sem expressões intercalado a imagens que atribuem significado ao espectador".
Sobre o filme: "A General" acontece justamente no período da Guerra Civil norte-americana. Keaton é Johnny Gray, um maquinista que não é aceito como combatente e recebe o desprezo da namorada Anabelle Lee (Marion Mack). Quando ela é sequestrada pelos inimigos, Gray enfrenta todas as peripécias possíveis para salvá-la. Detalhe: "A General" é o nome da sua locomotiva.
Se você gosta de comédias, pode ver "A General", pois esse filme possui uma verdadeira coleção de piadas clássicas. No filme há tanta movimentação que é possível ficar zonzo de tanto rir. É curtinho e bastante divertido. E o personagem é antológico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário