sábado, 8 de fevereiro de 2014

Crítica: A Vida Secreta de Walter Mitty

O retraído Walter Mitty (Ben Stiller) possui uma função burocrática, mas importante, na revista Life. Ele é o responsável pela revelação e tratamento das fotos encaminhadas pelos profissionais que enviam imagens notáveis para a publicação.

Apesar de trabalhar numa revista que tem o nome de "Vida", Mitty tem uma rotina caseira, sem grandes atrativos. Ele possui conta em sites de relacionamentos, mas hesita em mandar uma mensagem para alguém que considere interessante. Inclusive, uma colega de trabalho que passa a lhe dar bola e ele não toma uma atitude. Nunca viajou, mesmo tendo recebido um diário de viagens do seu pai.Walter Mitty vê a vida passar em branco.

Todavia, há uma outra vida cheio de feitos singulares na rotina do personagem, que ele vive nos seus sonhos. Situações rotineiras se transformam em momentos fantásticos, de um segundo para o outro, quando Walter Mitty sonha acordado.

Dirigido pelo ator Ben Stiller, A Vida Secreta de Walter Mitty (2013) desponta como um filme que busca o sentido da vida. Por soar pretensioso, às vezes a história parece querer ser algo grandioso demais, quando nem chega a tanto. Contudo, não deixa de ser uma proposta bacana de se acompanhar: como um homem passa a enxergar além dos muros e sai da sua zona de conforto.

Essa virada na vida de Walter Mitty acontece quando os diretores da Life anunciam o fim de sua publicação impressa e a transição para o online. Na última edição, uma foto, classificada pelo seu autor como a quintessência da vida, ilustraria a capa. Como o negativo desaparece, Mitty decide ir em busca do fotógrafo, embarcando numa jornada pela Groenlândia, Islândia e Himalaia. Viver intensamente. É esse o recado transmitido pelo filme. 

Com uma trilha sonora estimulante, A Vida Secreta de Walter Mitty toca em outro tema revelante: a falência dos grandes veículos de comunicação e a necessidade iminente da transferência para o universo virtual. Muitos profissionais estão perdendo o emprego com essa nova realidade, ao mesmo tempo em que novas demandas estão surgindo no âmbito da comunicação. Ou seja, vivenciamos tempos que exigem uma capacidade constante de adaptação.

Avaliação: 

Nenhum comentário: