quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Crítica: Os Espartalhões

Inspirado em 300 de Zack Snyder, Os Espartalhões é uma paródia com piadas de duplo sentido, referências ao universo pop e que não consegue o básico: fazer rir.

Isso mesmo. Rir filme nesse filme é coisa rara. A trama tenta seguir a mesma linha da história com cirúrgicas intervenções em cenas-chave. Pausa para fazer troça com "Happy Feet", Britney Spears, "Shrek", "Homem-Aranha 3", nada que você não reconheça de imediato.

O visual cartunesco também é reforçado. Resultado bem distante do "300" original, mas que lembra ou, ao menos, faz referência. As piadas que vão sendo amontoadas enquanto o filme é projetado não são espirituosas, sequer inovadoras.

Um projeto desses talvez valesse a pena se, por exemplo, um grupo de amigos resolvesse fazer de forma "mambembe" uma tirada de sarro sem muita carpintaria. Assim, como foi feito, não empolga nem marca presença.

Aliás, desde "Todo Mundo em Pânico" que esse subgênero vem demonstrando fortes traços anêmicos. Tire, como exemplo, o recente "Super-Herói", filminho travado e inconsistente. Reforçando que a paródia americana talvez precise ser parodiada para volta a funcionar.

Avaliação: 

Nenhum comentário: