quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Awake - A Vida Por Um Fio

Filme pequeno com idéia curiosa, mas mal desenvolvida. Awake - A Vida Por um Fio é passatempo irregular.

O roteiro coloca em celulóide uma idéia que já deve ter passado pela cabeça de muita gente: e se, durante uma cirurgia, a anestesia apenas deixasse você paralisado, porém ciente de tudo o que está ocorrendo? Se você teve uma breve sensação de agonia, é isso mesmo que esse filme pretende passar.

Hayden Christensen é um ricaço de 22 anos que precisa fazer um transplante de coração. Ao seu lado estão a mãe protetora (Lena Olin), o médico gente fina (Terrence Howard) e a namorada perfeita (Jessica Alba).

Ele resolve casar subitamente, quando a mãe rejeita sua noiva. No outro dia, o coração de um doador chega para coroar aquela sensação de que "tudo está indo bem". Contudo, quem já é tarimbado nos clichês dos filmes americanos sabe bem que, quando tudo parece perfeito, a tempestade se aproxima.

E esse dilúvio vem em plena mesa de cirurgia. A anestesia, como já foi dito anteriormente, não faz efeito completamente e o paciente sente e ouve cada passo médico do ato cirúrgico. Chega a ser desesperador. Imaginar aquela sequência acontecer na vida real. O filme afirma que acontecer coisa desse tipo é raro mas possível, deixando qualquer um com o coração acelerado e os fios do cabelo em riste.

Para piorar a vida do personagem, imobilizado, ele descobre um clima de conspiração para dar cabo de sua vida.

A trama, promissora, poderia ser melhor conduzida. Entretanto, o clima de claustrofobia e paralisia são amenizados e o sentido investigativo, quando o protagonista descobre cada passo da traição a que foi submetido, deixam Awake - A Vida Por um Fio arrastado e sem graça no segundo tempo. Nada que uma direção mais ousada resolvesse.

Avaliação: 6,0

Um comentário:

Leonardo Casillo disse...

Gostei muito da sua crítica, principalmente por destacar que o que seria o principal tema do filme - a claustrofobia e a agonia por estar acordado na cirurgia - foi deixada de lado. Mas não deixa de ser um filme interessante.